Atividades

Cartaz

Calendário de eventos e atividades para as turmas

Cartaz
Mês Internacional da BE
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
Participa nas atividades:
-
concurso para alunos "Proverbiando"
-
exposição comemorativa do Centenário de Mário Soares, entre 13 e 17 de outubro, na biblioteca da EBS da Bemposta
-
atividades sobre o tema do MIBE (QRs codes no cartaz) Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.

Realizados no âmbito da atividade de leitura dos textos "Eu sei tudo sobre o Pai Natal" e "Ninguém dá prendas ao Pai Natal"

Realizados no âmbito da atividade de leitura dos textos "Eu sei tudo sobre o Pai Natal" e "Ninguém dá prendas ao Pai Natal"


Realizados no âmbito da atividade de leitura dos textos "Eu sei tudo sobre o Pai Natal" e "Ninguém dá prendas ao Pai Natal"
Natal na BE
Com os objetivos de promover o gosto pela leitura e pelo contacto com a literatura infantil, desenvolver competências de compreensão oral e escrita, estimular a imaginação e a expressão pessoal e criar momentos de aprendizagem únicos e divertidos, a Biblioteca Escolar levou a cabo as atividades O Natal está a chegar, mas…Ninguém dá prendas ao Pai Natal, a partir da leitura da obra de Ana Saldanha, orientada para o 1º e 2º anos, e O Natal está a chegar e eu sei tudo sobre o Pai Natal, a partir da leitura da obra de Aurélie Blanz, orientada para o pré-escolar.
Estas atividades realizaram-se em todos os estabelecimentos de ensino do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento e reforçaram a importância do desenvolvimento das competências pré-leitoras a motivação para a aprendizagem e o desenvolvimento da literacia emergente nas crianças.

Cartaz

Objetivos do concurso

Exposição dos trabalhos dos alunos no Centro Ciência Viva de Tavira

Cartaz
Concurso "Proverbiando"
Este concurso pretende desenvolver a criatividade dos alunos e promover o conhecimento da cultura oral e popular e relacioná-la com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os melhores trabalhos serão apresentados no Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios 2025, no dia 3 de novembro, em Tavira.
O Concurso consiste na criação de um cartaz digital, em formato A4, que contemple a seleção de um provérbio para um dos ODS. No cartaz deve constar também o equivalente ao provérbio em língua inglesa.
Testemunho de uma aluna sobre a participação no Colóquio Internacional sobre Provérbios em Tavira: “Olá! Eu adorei ir a Tavira e acho que todos vocês queriam ter ido! Por isso, decidi fazer uma explicação ou representação de como foi.
Quando cheguei à Bemposta, aguardei pela professora bibliotecária. De seguida, esperei por alguns colegas. Eu e os outros meninos e meninas fomos com a professora bibliotecária para a biblioteca e, enquanto esperámos pelos que ainda não tinham chegado, pintámos um desenho à nossa escolha.
Quando todos finalmente chegaram, fomos para o autocarro e, quando chegámos a Tavira, fomos para o Hotel Vila Galé, onde apresentei o meu trabalho e almocei com os participantes do Colóquio. Foi um dia diferente e muito divertido! Nunca irei esquecer a experiência de falar ao microfone para tantas pessoas!”

OUSAR na BE da EB/S da Bemposta

OUSAR na BE da EB/S da Bemposta
OUSAR

Fotografias da exposição

Fotografias da exposição

Fotografias da exposição

Fotografias da exposição
Fundação Mário Soares e Maria Barroso
A Rede de Bibliotecas Escolares apoia a Fundação Mário Soares e Maria Barroso na comemoração do Centenário do nascimento de Mário Soares, que decorre entre 7 de dezembro de 2024 e 7 de dezembro de 2025.
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso, com o apoio da Presidência da República e do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, propõe a todas as Direções de escolas e aos docentes dos vários níveis educativos que se envolvam com os seus alunos nas Comemorações dos 100 anos do nascimento de Mário Soares, sempre que possível em colaboração com a Câmara Municipal ou com a Junta de Freguesia a que a escola pertence.

